ANPEC 2002 - Q7

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

ANPEC 2002 - Q7

Mensagem por temujin em Qui Jun 27, 2013 2:19 pm

Com relação à Teoria do Equilíbrio Geral e do Bem Estar, é correto afirmar que:

Ⓞ O Segundo Teorema do Bem Estar diz que, dadas certas condições, qualquer alocação ótima no sentido de Pareto pode ser obtida por meio de mecanismos de mercado, desde que se possam alterar as dotações iniciais.

V. É exatamente este o segundo teorema.

① Em uma economia com 2 bens e 2 insumos, com funções de utilidade e de produção diferenciáveis, em equilíbrio geral a taxa marginal de substituição no consumo é igual à taxa marginal de substituição na produção.

V. No equilíbrio a curva de indiferença social(isobem-estar) é tangente à FPP. Logo, a TMS é igual à TMT (taxa marginal de transformação).

② Se uma alocação A é Pareto eficiente enquanto uma alocação B não o é, então a alocação A é socialmente preferível à alocação B.

F. Uma alocação em que um dos indivíduos tem todos os bens e o outro nenhum é Pareto-eficiente, mas não é socialmente preferível.

③ Dotação inicial de fatores simétrica, na qual cada agente recebe a mesma quantidade de cada bem, não garante que o equilíbrio geral seja uma alocação justa.

V. A dotação simétrica garante que a alocação será equitativa (ninguém está melhor com a cesta do outro).A alocação só será justa se puder haver trocas. Se não, mesmo sendo equitativa, pode não ser eficiente.

④ A Lei de Walras implica que, se um mercado não estiver em equilíbrio, não é possível que todos os demais mercados estejam em equilíbrio.

V. A lei de Walras diz que em equilíbrio, a soma dos excessos de demanda é idêntico a zero.
avatar
temujin

Mensagens : 397
Data de inscrição : 10/03/2013

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum