Anpec 2014
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ANPEC 2001 - Q9

Ir para baixo

ANPEC 2001 - Q9 Empty ANPEC 2001 - Q9

Mensagem por temujin Qui Jun 27, 2013 2:45 pm

Em relação à teoria do equilíbrio geral e do bem-estar, é correto afirmar que:

Ⓞ Em um equilíbrio competitivo, independentemente das preferências, nenhuma pessoa com a mesma renda monetária invejará a cesta de consumo de outra.

V. Em equilíbrio cada indivíduo está maximizando sua utilidade, sujeito à restrição orçamentária. Se a restrição é a mesma, cada um estará na melhor situação que poderia alcançar.

① Se uma alocação x é Pareto ótima e a alocação y não o é, então todos os agentes estarão pelo menos tão satisfeitos com a alocação x do que com a alocação y e alguém preferirá estritamente   a alocação x  à  alocação y.

F. Novamente, o exemplo em que um indivíduo tem todos os bens e o outro não tem nada. Mesmo não sendo ótima, o indivíduo que não tem nada na alocação x irá preferir y se puder consumir quantidades positivas de pelo menos um dos bens.

② Caso a função de bem-estar social seja uma função crescente da utilidade de cada agente, a alocação que maximiza a função de bem-estar deve ser eficiente no sentido de Pareto.

V. Se não fosse Pareto-eficiente, poderíamos melhorar a situação de um sem piorar a situação do outro. Mas neste caso, se a utilidade é crescente, a alocação não seria um máximo.

③ Se dois  consumidores têm preferências homotéticas e suas curvas de indiferença apresentam taxa marginal de substituição decrescente, o locus das alocações eficientes no sentido de Pareto, na Caixa de  Edgeworth, é uma linha reta diagonal.

F. Preferências homotéticas garantem apenas que as curvas de indiferença de cada agente terão inclinação constante. Para que a curva de contrato seja uma linha reta, as preferências deveriam ser homotéticas e o ponto de tangência entre elas deveria deveria ter a mesma inclinação (razão de preços).

④ Uma alocação na qual todos agentes recebem a mesma quantidade de cada bem é eqüitativa e eficiente.

F. Alocação simétrica é equitativa, mas pode não ser eficiente.
temujin
temujin

Mensagens : 397
Data de inscrição : 10/03/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos