ANPEC 2013 - Q4

Ir em baixo

ANPEC 2013 - Q4

Mensagem por temujin em Seg Mar 18, 2013 6:08 pm

(0) Considerando a curva de oferta agregada de Lucas , em um modelo de expectativas racionais com informação imperfeita, se as firmas se deparam com um aumento nos preços de seus produtos, elas interpretam isso como pleno aumento de seus preços relativos.
F. Essa questão tem uma sutileza. Imagino que com "pleno aumento de seus preços relativos" eles querem dizer que as firmas veem o aumento dos preços relativos como eternos. E segundo o modelo de expectativas racionais, no longo prazo as firmas percebem que era um aumento no nível geral de preços e reduzem a produção.

(1) De acordo com a teoria dos ciclos reais, choques de oferta são transitórios e choques de demanda são permanentes.
F. Segundo os modelos de ciclos reais, os agentes reagem aos choques de demanda, ajustando sua alocação intertemporal de trabalho. Assim, os choques de demanda também serão transitórios.

(2) Os modelos Novos Keynesianos incorporam as expectativas racionais, mas observam que a economia demora mais para retornar para o equilíbrio por causa da rigidez de preços e salários.
V. Nos modelos Novos Keynesianos é a rigidez de preços e salários que explica as flutuações do produto. Se fossem totalmente flexíveis, o produto estaria sempre no natural.

(3) O custo, em termos de queda do produto real, de uma política econômica crível de redução da taxa de inflação, é maior quando os agentes econômicos formam expectativas racionais do que quando formam expectativas adaptativas.
F. Se a política for crível, não haverá custo. Os agentes vão incorporar imediatamente às suas expectativas.

(4) De acordo com a teoria dos ciclos reais, mudanças antecipadas de política monetária não tem efeitos reais sobre a economia.
V. Para a teoria de ciclos reais, a política monetária é neutra sempre.
avatar
temujin

Mensagens : 397
Data de inscrição : 10/03/2013

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum