ANPEC 2013 - Q8

Ir em baixo

ANPEC 2013 - Q8

Mensagem por temujin em Seg Mar 18, 2013 9:12 pm

(0) No modelo de Baumol-Tobin, como choques de produtividade em geral e choques de velocidade da moeda alteram o custo de deslocamento ao banco, a função de demanda por moeda que ele origina pode ser instável.
V. O saldo monetário ótimo é dado por:


Onde C é o custo de deslocamento e Y o produto.


(1) Tendo em vista as várias explicações para a demanda por moeda, pode-se afirmar que o modelo de Baumol-Toin não faz parte do conjunto de teorias de carteira de ativos.
V. O modelo Baumol-Tobin não considera outros ativos.

(2) A base da curva de oferta de Lucas é o chamado problema de extração do sinal: se o preço de um bem qualquer é uma variável aleatória que se decompõe em duas parcelas, uma devida ao nível geral de preços e outra ao preço relativo do bem, o produtor, a partir da observação do preço que ele recebe pelo seu próprio bem, tem que identificar qual parcela deve-se ao preço relativo.
V. A idéia de Lucas é que quando o Banco Central expande a oferta monetária o nível de preços cresce, mas as firmas enxergam isto como aumento de seus preços relativos e, por isto, aumentam a produção. As flutuações econômicas decorrem do fato de o nível de preços efetivos desviar do esperado.


(3) Uma vez que o índice de preços ao consumidor é índice de Paasche, ele superestima o aumento do custo de vida, já que não leva em conta a possibilidade de substituição entre bens.
F. O índice de Paasche subestima o custo de vida. É o índice de Laspeyres que superestima.

(4) Para uma economia qualquer são calculados os seguintes índices:
. Então, é o índice de preços ao consumidor e é o deflator do PIB.
F.
é um índice de preços de Laspeyres e é um índice de quantidade de Laspeyres.
avatar
temujin

Mensagens : 397
Data de inscrição : 10/03/2013

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum