Anpec 2014
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ANPEC 2008 - Q6

Ir para baixo

ANPEC 2008 - Q6 Empty ANPEC 2008 - Q6

Mensagem por temujin Qui Abr 04, 2013 1:13 pm

De acordo com a teoria dos custos de produção, julgue as afirmações:

(0) O custo de oportunidade de um recurso econômico no longo prazo não precisa ser igual ao custo de oportunidade de seu uso no curto prazo.

V. No curto prazo, um fator fixo pode ter custo de oportunidade nulo. No longo prazo, a firma pode reinvestir este recurso em projetos alternativos, tendo assim um custo de oportunidade positivo.

(1) Custo de oportinidade é um conceito absoluto, não relativo.

F. O custo de oportunidade é dado pela comparação entre usos alternativos de um determinado recurso.

(2) Se a função de produção de uma firma é f(K,L)=K+L, em que K é capital e L trabalho e se r>0 e w>0 são, respectivamente, o custo de oportunidade do capital e do trabalho, então a função custo é c(r,w,q)=qmin{r,w}.

V. São substitutos perfeitos.

(3) Se a função de produção de uma firma é f(K,L)=K+L, em que K é capital e L trabalho e se r>0 e w>0 são, respectivamente, o custo de oportunidade do capital e do trabalho, então o custo marginal de cada unidade de produto é r+w.

V. Neste caso, CT=wL+rK = (w+r)L = (w+r)K


(4) Se a função custo de uma empresa é C(qx,qy), em que qx é a quantidade produzida de x e qy é a quantidade produzida de y e se C(10,10)=220, C(0,100)=160 e C(10,0)=70, então a empresa não usufrui de economias de escopo ao produzir 10 unidades de x e 100 unidades de y.

F. Uma firma obtém economias de escopo se, ao produzir simultaneamente x e y, ela apura um custo menor do que se produzisse individualmente x e y. Neste caso, vemos que ao produzir x e y separadamente o custo é de 160+70=230 e a produção simultânea tem um custo de 220. Portanto, a firma tem economias de escopo.
temujin
temujin

Mensagens : 397
Data de inscrição : 10/03/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos