Anpec 2014
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ANPEC 2005 - Q8

Ir para baixo

ANPEC 2005 - Q8 Empty ANPEC 2005 - Q8

Mensagem por temujin Qui Jun 27, 2013 11:13 am

A respeito do equilíbrio geral Walrasiano em trocas puras, avalie as afirmativas:


Ⓞ Pela Lei de Walras, em mercados de n bens, se  n-1 mercados estiverem em equilíbrio, é possível que no n-ésimo haja excesso de demanda.

F. Pela Lei de Walras, se n-1 mercados estão em equilíbrio, então o n-ésimo certamente estará.

① Numa caixa de Edgeworth, em um modelo de trocas com dois consumidores e dois bens, é impossível que a alocação eficiente dos bens corresponda ao consumo nulo dos dois bens para um dos consumidores.

F. Esta é uma alocação Pareto-eficiente, pois a única maneira de melhorar a situação de  um dos consumidores é piorando a situação do outro.

② O Primeiro Teorema do Bem-Estar diz que a alocação de equilíbrio alcançada por um conjunto de mercados competitivos é eficiente de Pareto. Isto significa dizer que tal alocação garante a equidade distributiva.

F. O primeiro teorema diz que num mercado competitivo todo equilíbrio é Pareto-eficiente. Isto não tem nenhuma implicação distributiva.

③ Se as condições do Segundo Teorema do Bem-Estar forem satisfeitas, quaisquer que sejam os critérios que elejamos a respeito da distribuição justa das alocações finais dos bens, podem-se usar mercados competitivos para alcançá-la.

V. É o que diz o segundo teorema: qualquer distribuição Pareto-eficiente pode ser alcançada num mercado competitivo ajustando as dotações iniciais, se as preferências forem convexas.

④ Na caixa de Edgeworth, se a dotação inicial dos bens aos consumidores estiver sobre a curva de contrato, as possibilidades de troca estarão exauridas.

V. Todas as alocações sobre a curva de contrato são Pareto-eficientes, portanto, nenhum agente tem incentivo para trocar.
temujin
temujin

Mensagens : 397
Data de inscrição : 10/03/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos