Anpec 2014
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ANPEC 2007 - Q1

Ir para baixo

ANPEC 2007 - Q1 Empty ANPEC 2007 - Q1

Mensagem por temujin Qua Mar 27, 2013 12:56 pm

(0) A monotonicidade das preferências dos consumidores exige que, dadas duas cestas (x0,y0) e (x1,y1), com denota preferência estrita.

F. Apesar de o gabarito marcar V.
Seria verdade se fosse monotonicidade estrita. Se x0=x1 e y0 < y1 e os bens forem complementares perfeitos
(x1,y1)~(x0,y0).


(1) Se excluirmos os bens classificados como males, as curvas de indiferença terão inclinação negativa.

F. Gabarito tb marca V. Mas se um dos bens for neutro, a CI não terá inclinação negativa. Será 0 ou infinita.

(2) Monotonicidade e preferências não-convexas definem preferências bem comportadas.

F. Monotonicidade estrita e CI's estritamente convexas definem as bem comportadas.

(3) Se o consumidor apresenta preferências não-convexas, dadas duas cestas A e B com quantidades diferentes dos mesmos bens x e y, ele prefere uma cesta que contenha média ponderada das quantidades contidas em A e B a qualquer uma das cestas A ou B.

F. Se as preferências forem não-convexas elas não geram um conjunto convexo. Portanto, não se pode afirmar que o indivíduo prefere uma cesta com a média ponderada.


(4) Uma lanchonete oferece 4 tipos de sucos: laranja, melão, manga e uva. Um consumidor considera suco de uva pelo menos tão bom quanto de melão, laranja pelo menos tão bom quanto de manga, melão pelo menos tão bom quanto de laranja e uva pelo menos tão bom quanto de manga. Esse consumidor também considera suco de uva pelo menos tão bom quanto de laranja e suco de melão pelo menos tão bom quanto o de manga. Tal consumidor apresenta preferências completas e transitivas.

V. É preciso verificar se todas as comparações foram feitas e se o indivíduo é indiferente entre elas. Assim:

U~Me
U~Ma
U~L

L~Ma
L~U
L~Me

Me~L
Me~Ma
Me~U

Ma~U
Ma~Me
Ma~L

Portanto, são completas e transitivas.
temujin
temujin

Mensagens : 397
Data de inscrição : 10/03/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos