Anpec 2014
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ANPEC 2013 - Q13

3 participantes

Ir para baixo

ANPEC 2013 - Q13 Empty ANPEC 2013 - Q13

Mensagem por temujin Seg Mar 18, 2013 11:39 pm

Considere um modelo IS-LM-BP para uma pequena economia aberta, com livre mobilidade de capitais e preços internos e externos fixos. Sob a hipótese de que tudo o mais é mantido constante, julgue as afirmativas abaixo como V ou F:

(0) Sob o regime de câmbio fixo, uma compra de títulos no mercado aberto provoca uma redução no estoque de moeda estrangeira em poder do Banco Central.
V. Uma compra de títulos reduz a taxa de juros interna. Como a taxa externa é mais alta, os agentes demandam mais moeda estrangeira. O produto não muda, apenas a composição do ativo do BACEN.

(1) Sob o regime de câmbio fixo, um aumento dos gastos públicos eleva o saldo da balança comercial no novo equilíbrio.
F. Política fiscal expansionista aumenta o produto, o que aumenta as importações.

(2) Sob regime de câmbio flexível, uma política monetária expansionista provoca uma depreciação cambial e, consequentemente, um aumento do produto no novo equilíbrio.
V. Sob câmbio flutuante, a PM é máxima.

(3) Sob regime de câmbio flexível, uma política fiscal expansionista eleva a taxa de juros no novo equilíbrio.
F. Com perfeita mobilidade de capitais, taxa de juros interna = taxa juros internacional.

(4) Sob regime de câmbio flexível, um aumento da renda do resto do mundo leva a um novo equilíbrio em que a taxa de câmbio é mais apreciada que o nível anterior e a renda nacional não se altera.
V. O aumento da renda do resto do mundo aumenta as exportações líquidas, apreciando a taxa de câmbio. A IS se desloca para a direita, aumentando os juros, o que aprecia ainda mais a taxa de câmbio. Como a mobilidade é perfeita, as reservas aumentam até que o produto volte ao nível de equilíbrio, mas o nível da taxa de câmbio é menor.
temujin
temujin

Mensagens : 397
Data de inscrição : 10/03/2013

Ir para o topo Ir para baixo

ANPEC 2013 - Q13 Empty Re: ANPEC 2013 - Q13

Mensagem por juoliveira Ter Set 24, 2013 11:26 am

Temujin, neste questão, no item 4 não entendi porque a resposta é diferente da do item 1 da questao 2. O que eu estou deixando passar?!

juoliveira

Mensagens : 5
Data de inscrição : 24/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

ANPEC 2013 - Q13 Empty Re: ANPEC 2013 - Q13

Mensagem por temujin Ter Set 24, 2013 11:47 am

Olá.

No item 1 há um aumento nos gastos do governo. A IS se desloca para a direita, a taxa de juros é maior que a internacional, portanto entram divisas e o câmbio se aprecia. As importações aumentam, porque a cesta estrangeira fica mais barata. Como o câmbio é fixo, o governo precisa fazer a taxa de juros voltar ao nível de equilíbrio, portanto ele faz uma política monetária expansionista, deslocando a LM para baixo até que a taxa de juros (e o câmbio) volte ao equilíbrio.

No item 4, o câmbio é flutuante. A IS também se desloca para a direita com o aumento de renda do resto do mundo, mas agora o governo não tem porque fazer política monetária. Ele deixa o mercado de câmbio se ajustar. Assim, quando a IS se desloca, a renda aumenta, o câmbio se aprecia, aumentam as importações e a renda volta ao equilíbrio, mas agora o câmbio está mais apreciado.
temujin
temujin

Mensagens : 397
Data de inscrição : 10/03/2013

Ir para o topo Ir para baixo

ANPEC 2013 - Q13 Empty Re: ANPEC 2013 - Q13

Mensagem por juoliveira Ter Set 24, 2013 12:33 pm

Temujin, talvez tenha me expressado mal. É o item 1 da questao 2 contra o item 4 da questao 13. Ainda sim a sua explicacao e valida?!

juoliveira

Mensagens : 5
Data de inscrição : 24/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

ANPEC 2013 - Q13 Empty Re: ANPEC 2013 - Q13

Mensagem por temujin Ter Set 24, 2013 12:53 pm

Desculpa, eu que entendi errado.

No caso da questão 2, um aumento dos gastos no resto do mundo aumenta as exportações líquidas, por que NX depende da renda externa. Mas como o consumo do resto do mundo aumenta, necessariamente sua poupança deve diminuir. A taxa de juros é a que equilibra poupança x investimento. Se a poupança global diminui, a taxa de juros internacional aumenta (há menos recursos disponíveis para financiar o investimento...). Se a taxa de juros internacional fica maior do que a taxa de juros interna, a pequena economia perde divisas e o câmbio deprecia.

Veja que no item 4 da questão 13, é a renda do resto do mundo que está aumentando. Como a propensão marginal a poupar é constante, o consumo do resto do mundo aumenta, mas a poupança também. Então não há mudança na taxa de juros internacional. Aí vale essa relação que eu coloquei antes.

Não sei se ficou muito claro, qualquer dúvida, pode perguntar. Cool 
temujin
temujin

Mensagens : 397
Data de inscrição : 10/03/2013

Ir para o topo Ir para baixo

ANPEC 2013 - Q13 Empty Re: ANPEC 2013 - Q13

Mensagem por juoliveira Ter Set 24, 2013 1:03 pm

Cara, valeu... esta duvida estava me matando....

juoliveira

Mensagens : 5
Data de inscrição : 24/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

ANPEC 2013 - Q13 Empty Re: ANPEC 2013 - Q13

Mensagem por temujin Ter Set 24, 2013 1:09 pm

Esse item 1, da questão 2, me deixou um tempão martelando pra entender. Se não me engano, foi depois de ler o Froyen que eu consegui concluir.
temujin
temujin

Mensagens : 397
Data de inscrição : 10/03/2013

Ir para o topo Ir para baixo

ANPEC 2013 - Q13 Empty Re: ANPEC 2013 - Q13

Mensagem por juoliveira Ter Set 24, 2013 1:23 pm

Mais uma pergunta: porque na questao 13 o produto volta ao nivel original e nao a taxa de juros que volta ao mesmo nivel ( igual a questao 2)?

juoliveira

Mensagens : 5
Data de inscrição : 24/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

ANPEC 2013 - Q13 Empty Re: ANPEC 2013 - Q13

Mensagem por temujin Ter Set 24, 2013 1:33 pm

Na verdade, a taxa de juros também volta ao mesmo nível, quando o aumento de importações faz o câmbio apreciar. Mas, neste caso, veja que houveram dois efeitos de apreciação do câmbio: quando NX aumentou no primeiro movimento (mais exportações=mais divisas) e quando a taxa de juros aumentou por conta do deslocamento (maior juros=mais divisas). Quando as importações fazem a IS voltar, a taxa de juros volta e anula o segundo efeito sobre o câmbio, mas não o primeiro. Assim, a renda está igual, mas o câmbio mais apreciado.
temujin
temujin

Mensagens : 397
Data de inscrição : 10/03/2013

Ir para o topo Ir para baixo

ANPEC 2013 - Q13 Empty Re: ANPEC 2013 - Q13

Mensagem por juoliveira Ter Set 24, 2013 2:23 pm

Deixo ver se entendi: o movimento das IS são iguais: vai deslocar para direita mas com a apreciação do cambio, que causa aumento de M e redução do X, a Is num segundo momento volta para a posição inicial e o juros e renda voltam para o valor original. O que muda e o cambio: na questão 2 o aumento do juros internacional causa depreciação enquanto na questão 14 o aumento da renda externa que causou o primeiro movimento ira manter o cambio apreciado.
É isto?

juoliveira

Mensagens : 5
Data de inscrição : 24/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

ANPEC 2013 - Q13 Empty Re: ANPEC 2013 - Q13

Mensagem por temujin Ter Set 24, 2013 2:28 pm

É exatamente isto!

cheers 
temujin
temujin

Mensagens : 397
Data de inscrição : 10/03/2013

Ir para o topo Ir para baixo

ANPEC 2013 - Q13 Empty Re: ANPEC 2013 - Q13

Mensagem por bbcadu Sex Set 27, 2013 3:41 pm

temujin escreveu:É exatamente isto!

cheers 
Caro Temujin, não encontrei pelo google foruns tão organizados como o seu.

Como houve prova anteontem e ontem, as pessoas devem estar ansiosas pra conversar um pouco a respeito.

Não dava pra abrir um tópico Impressões sobre a prova & ranking?

Não sei se seria uma distorção da sua proposta, mas acho que fomentaria o uso deste forum.

Abraço,
bbcadu

bbcadu

Mensagens : 7
Data de inscrição : 27/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

ANPEC 2013 - Q13 Empty Re: ANPEC 2013 - Q13

Mensagem por temujin Sex Set 27, 2013 11:36 pm

Acho otima a ideia! Vou pedir apenas um pouco de paciencia, pq to viajando, sem computador e com internet beeeem limitada. Na segunda eu abro o topico. Nao sei se vcs conseguem criar topicos, se puderem, fiquem a vontade.
temujin
temujin

Mensagens : 397
Data de inscrição : 10/03/2013

Ir para o topo Ir para baixo

ANPEC 2013 - Q13 Empty Re: ANPEC 2013 - Q13

Mensagem por bbcadu Sáb Set 28, 2013 7:05 am

temujin escreveu:Acho otima a ideia! Vou pedir apenas um pouco de paciencia, pq to viajando, sem computador e com internet beeeem limitada. Na segunda eu abro o topico. Nao sei se vcs conseguem criar topicos, se puderem, fiquem a vontade.
Eu conseguiria abrir um apenas dentro de uma matéria. Ficaria fora de contexto.

Acho que seria interessante que fosse na raiz do forum Anpec 2014, autonomamente.

Abraço.

bbcadu

Mensagens : 7
Data de inscrição : 27/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

ANPEC 2013 - Q13 Empty Re: ANPEC 2013 - Q13

Mensagem por temujin Dom Set 29, 2013 9:26 pm

temujin
temujin

Mensagens : 397
Data de inscrição : 10/03/2013

Ir para o topo Ir para baixo

ANPEC 2013 - Q13 Empty Re: ANPEC 2013 - Q13

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos